21/09/2009

AQUECIMENTO GLOBAL


O aumento da temperatura está ocasionando um grande degelo nas calotas polares. De 27 picos nevados que existiam na Espanha, atualmente existem apenas 13 e os poucos que sobraram no mundo já estão extremamente reduzidos.

Há 03 décadas, a camada de gelo diminuía em ritmo constante de 8% ao ano e em 2005 a camada de gelo ficou 20% menor em relação à de 1979, redução equivalente à soma dos territórios da França, Alemanha e Reino Unido.

Com este degelo, o nível do mar subiu e os furacões estão mais fortes devido ao aquecimento da águas, tendo como exemplo o Furacão Katrina que destruiu Nova Orleans.

Além de intensificar os movimentos climáticos em alguns pontos em outros que não sofriam certas tormentas passam a ter sua realidade posta com o incerto. No caso do Brasil, ciclones passaram a fazer parte de nossa condição climática de forma não tão rara. Acontecendo também, tempestades cada vez mais fortes que trazem bastantes prejuízos.

A ONU estima que o nível do mar suba cerca de 1 metro até o fim desse século. Mas claro que isso não é tão certo, afinal em Rio das Ostras, no estado do Rio de Janeiro, as águas chegaram a subir 10 metros em apenas 03 anos, o que deixou muitas pessoas desabrigadas.

É claro que o Aquecimento Global não afeta apenas as chuvas e nível do mar, ela causa muitas secas, criando desertos, destruindo vegetações inteiras e atrapalhando muito a vida dos agricultores. As conseqüências disso são muitas, trás dificuldade na alimentação, desequilíbrio na economia, doenças, etc.

A Organização das Nações Unidas estima que 350.000 pessoas morram anualmente por causa de secas, inundações e outros fatores relacionados ao aquecimento global.

Muitas dessas mudanças na verdade são cíclicas do Planeta, não sendo causada por nossa sociedade. O aumento da atividade solar provoca maior irradiação que ocasiona em um aumento de temperatura em nosso planeta. Isso trás mais furacões, terremotos e outros fenômenos.



As correntes marítimas quentes e frias é que definem as temperaturas da Terra. Com o derretimento das calotas polares e geleiras, que são constituídas de água doce provocam uma diminuição da quantidade de sal da água do mar, alterando o fluxo dessas correntes marítimas o que cria o desequilíbrio da temperatura do Planeta.

Muito se é especulado sobre o Aquecimento Global, sendo até mesmo usado como possível arma política como mostra o Documentário Inglês intitulado de “A Grande Farsa do Aquecimento Global”. Mas por tudo o que já foi colocado neste Blog em textos anteriores, fica visível que o sintoma do aquecimento é apenas mais um item de toda a mudança estrutural que esta passando, não só nosso planeta, mas todo o Sistema Solar.